Assim como falamos com os
bebês antes deles falarem, devemos ler para os bebês antes deles aprenderem a
ler, mesmo para os bem pequenininhos. A leitura estreita o laço, além de
permitir a aprendizagem e a exploração dos sons, palavras, cores, formas,
texturas, sensações e emoções.
Através da leitura, o bebê
amplia seu vocabulário e estimula sua memória, sua capacidade de observação, de
descoberta e imitação, beneficiando diretamente o desenvolvimento da fala e a
interação com o mundo a sua volta. O bebê se interessa pela variação da voz do
leitor, pelo movimento de virar das páginas, pelo contato físico e sensorial
com os livros. Por isso para bebês devem estar ao seu alcance e ser simples,
atraentes, coloridos, macios e resistentes.
Além dos momentos em que o
educador lê para o bebê, é importante que haja momentos em que o bebê possa
explorar livremente os livros como um objeto a mais de seu cotidiano, de
interação e brincadeira. É preciso cuidado apenas com aqueles frágeis e que
contêm imagens que soltam das páginas; por rasgarem facilmente, estes livros
precisam da mediação do adulto para a sua leitura (e eventual reparo). Os Bebês
não nascem sabendo cuidar dos livros e cabe ao educador ensiná-los nesse cuidado.
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